quinta-feira, 15 de maio de 2008

Heurísticas: Portal de Notícias G1

De acordo com a análise do site, baseado nas 7 heurísticas propostas por Cláudia Dias, pude observar as seguintes condições:


O site responde e orienta seus usuários acerca dos possíveis questionamentos de navegação. Quanto à estrutura de página, envolvendo links, a navegação é extremamente orientada.

Heurística 2: Projeto estético e minimalista

O portal é legível, considerando que seu conteúdo abrange notícias em geral, elas são divididas por seção. Usa pequenos parágrafos e subtítulos. Não usa desenhos ou texturas no fundo da página, tornando-a mais legível, além de contrastar com texto escuro. Utiliza vários tamanhos de fonte.

Heurística 3: Controle do usuário

Permite ao usuário avançar e retornar diversos níveis, sem problemas de localização do internauta. Sempre está disponível o caminho anterior (link). Não utiliza plug-insauto instaláveis. Fornece serviço de busca em todas as páginas do site. Além disso, permite comando para entrada de dados através do mouse ou teclado.


Todos os contéudos das páginas são úteis de acordo com o interesse do internauta. Expõe uma idéia por parágrafo, começando sempre pelo mais importante.Além disso, as páginas são projetadas de acordo com a resolução dos monitores, adaptando-se aos mais diversos tipos.

Heurística 5: Prevenção de erros

Os títulos das páginas caracterizam bem o conteúdo disponível naquele espaço. Todas as páginas disponíveis contém conteúdo completo, não apresentando material em construção. As opções de clic são sempre simples e direcionadas facilmente para o conteúdo desejado.

Heurística 6: Consistência

Utiliza o mesmo padrão para links já visitados (ou não). Não dosponibiliza instruções HTML não-padronizadas. O campo de busca está localizado bem no topo, centralizado, facilitando a entrada de dados.

Heurística 7: Compatibilidade com o contexto

A linguagem é extremamente acessível ao público alvo, evitando termos técnicos da rede. O enfoque é no conteúdo, restando apenas algum espaço à publicidade. Todas as convenções do meio onde está inserido o site são utilizadas, não afastando-se da sua proposta de atingir um público determinado.

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