segunda-feira, 28 de abril de 2008

A febre dos blogs

Agora é popular. Os blogs são os novos mecanismos virtuais de maior acesso na rede. Mas, ainda com todo esse desenvolvimento tecnológico, muitas pessoas não sabem o que essa ferramenta significa. Eles constituem na verdade espaços onde qualquer conteúdo pode ser escrito e publicado, seja ele texto, foto, infográfico etc. Não há limite para o que se pode postar, verbo que se popularizou com o novo fenômeno. Uma postagem quer dizer a mesma coisa que uma publicaçÃo, porém, no ambiente virtual. E também não existe qualquer espécie de definição sobre quem pode criar um blog.
A propósito, o nome blog vem inicialmente de web blog, que significa registro na web. Logo em seguida, a contração permitiu que o pequeno monossílado referencia-se todo tipo de registro público de informações publicadas na Internet.
Outras pessoas ainda associam a idéia aos antigos mas famosos diários, já que a cronologia da ferramenta virtual permite postagens sequenciais. Ainda assim, há uma grande diferença entre eles: nos diários, a última página escrita é a que contém as últimas coisas que você escreveu. Nos blogs, é o contrário: o que você vê primeiro é a última coisa que o blogueiro escreveu, ou postou. Em outras palavras, blogs são publicados em ordem cronológica inversa.

Nos dias atuais, os recursos de publicação de blogs disponíveis na rede são, em sua maioria, gratuitos. Além disso, a interface disponível é de fácil acesso, sem muitos obstáculos na implementação das postagens.

>>Leia mais sobre blogs