quinta-feira, 3 de abril de 2008

Atividade Release - 03/04

Release Jornalismo On Line

IMPRENSA

Presidente Lula visita novas instalações da FURG

O presidente Luis Inácio Lula da Silva chegou à Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG por volta das 12h, depois de visitar o pólo naval de Rio Grande. No setor industrial da cidade, Lula conheceu as obras da plataforma P53 e do dique seco.

Em visita ao Centro Integrado de Desenvolvimento costeiro e oceânico – CIDEC-SUL, Lula falou sobre a implantação de novas universidade federais e escolas técnicas, atenção integral ao ensino básico e o PAC CT (Plano de Aceleração do Crescimento na área de ciência e tecnologia). O pronunciamento aconteceu durante solenidade de inauguração oficial do CIDEC-SUL.

De acordo com o presidente, o PAC em ciência e tecnologia é um programa de origem científica brasileira e que pode ser cumprido por qualquer instituição governamental, de qualquer partido. Lula afirmou ainda que, em toda a história da sistema republicano brasileiro, foram construídas 140 escolas técnicas, enquanto nos últimos oito anos o número de novas escolas já atinge 214.

Entre os novos projetos de ensino superior, destaque para a implantação de uma universidade federal internacional, a Universidade Latino-Americana e Africana de Língua Portuguesa. Com atenção especial direcionada aos jovens presentes no auditório, o presidente garantiu que o volume de recursos envolvidos nas atuais obras de infra-estrutura por todo o Brasil é bem maior que o último crescimento entre os anos de 1975 e 1980.

INTERNO

Lula faz inauguração oficial do CIDEC-SUL e adianta novas propostas de investimento em educação

O presidente Luis Inácio Lula da Silva chegou às instalações do CIDEC-SUL por volta das 12h. No auditório central, proferiu discurso que tinha como foco principal investimentos na área de ciência e tecnologia, principalmente na área científica de ensino superior. Lula falou ainda sobre a criação de uma Universidade Federal Latino-Americana e Africana de Língua Portuguesa.

Entre os vários membros da comitiva presidencial, Fernando Haddad, ministro da Educação, focou seu discurso na grande e consistente reforma educacional que, segundo o ministro, marcará a educação brasileira nas próximas décadas. De acordo com ele, “o Brasil sabe educar, mas não sabe educar a todos”. Haddad disse ainda que as grandes desigualdades sociais fazem com que o país tenha regiões e setores muito mais desenvolvidos que outros, lembrando que o Brasil é o 15º país do mundo em produção científica, mas o 55º em educação de forma geral.

O reitor João Carlos Cousin ressaltou que Lula é o primeiro presidente brasileiro a visitar a FURG, observando o ineditismo da visita e o apoio que o presidente e o ministro Haddad estão dando às instituições universitárias. Disse que o CIDEC é um sonho da comunidade da FURG e que será um centro multidisciplinar nos domínios da educação, ciência, inovação tecnológica, cultura, arte e integração universitária e regional. Cousin apresentou dados sobre a expansão da FURG, pelo Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação das Universidades - Reuni, através do qual a FURG dobrará de tamanho no espaço de cinco anos. A ampliação será em número de estudantes de vários níveis, aumento no quadro de servidores e espaço físico.
Aproveitando a oportunidade, Cousin entregou ao presidente da República cópia do Projeto Oceanário Brasil, que a FURG pretende implantar. O projeto já tem apoio do MEC e consiste em um aquário de grandes proporções, inexistente no Brasil, reunindo local de pesquisas das ciências do mar e ponto turístico. O reitor também entregou ao presidente uma placa alusiva à inédita visita à FURG.