sábado, 15 de março de 2008

Crítica de produto cultural

The Secret - O Segredo – Autora: Rhonda Byrne

O livro analisado traduz em parte a proposta das populares publicações de auto-ajuda, mas através de narrativas feitas por depoimentos, mistura uma espécie de ficção e realidade. Baseado na Lei da Atração, o texto não apresenta novidades sobre o poder mental do indivíduo, recorrendo sempre a uma repetição exacerbada do famoso pensamento positivo em busca do que se quer conquistar. Torna-se um livro acessível na medida em que a leitura é fácil e rápida.

Com uma linguagem bem coloquial, a autora busca reproduzir a idéia de que a base de O Segredo está em todas as religiões e ensinamentos deixados por grandes filósofos e mestres, sem ferir a questão do mito sagrado. É um misto de positivismo e fé, que ensina a utilizar a lei da atração em troca de dinheiro, saúde, relacionamentos e tudo que estiver ao alcance da mente humana. Rhonda Byrne se propõe a explicar o poder oculto que existe dentro do homem e sua utilização, trazendo inúmeros depoimentos de homens e mulheres que aplicaram o conhecimento, resultando em histórias extraordinárias de curas, superação de obstáculos e felicidade.

De certa forma, o livro se detém bastante na questão material e acaba esquecendo o espírito. É certo afirmar que o otimismo faz bem ao caráter do cidadão e que ter uma atitude positiva em relação às circunstâncias da vida nos faz viver melhor. Porém, o conceito que se apresenta não considera o fato de muitas pessoas que trabalham para alcançar situações quase inatingíveis. Ainda assim, o livro direciona um olhar para a vida com mais perspectivas, observando a importância dos sonhos e desejos que impulsionam o dia-a-dia, alimentando a convicção humana.

Nenhum comentário: